segunda-feira, julho 17, 2006

Então e o bronze?

Pois é amiguitos voltei hoje de férias, e qual é uma das primeiras coisas que venho fazer? A chamada fotoreportagem. Pelo menos é isso que eu lhe vou chamar, porque vos vou fazer uma descrição dos sitios por onde passei e com direito a imagens, tal são as novas tecnologias...
Primeiro o Local Tunisia!
" Então não aterramos num campo de pasto?" Digo eu a minha namorada depois de ouvir o energumeno que se sentava atras de mim no avião dizer surpreendido a filha: "Olha eles até tem estradas!" Não obstante da ignorancia de alguns portugueses, vou fazer este relato de viagem em varias fases ou até varios posts:

Ponto 1: Viagem
Apesar do atraso de quase uma hora na partida, decorreu, sem problemas. Tanto a ida como a volta, e até aconselho a Tunisair a qualquer pessoa pois o seu serviço
é optimo. Ainta tenho é que tentar perceber a a mania dos portugueses de aplaudirem as aterragens dos aviões! Eu quando faço o meu trabalho minimamente como deve ser e sem ferir ninguem não recebo aplausos porque é que eles devem receber? Mas isso não importa, este tema leva-nos ao segundo ponto.

Ponto 2: Transportes na Tunisia.
Dependendo de onde se quer ir, e de onde se parte obviamente, existem 2 meios de transporte principais sendo o primeiro Os Calcantes! Ou seja, a pé! Sim andar a pé não custa e faz bem a saude, apesar de na Tunisia se querem manter a vossa sanidade mental evitem passar muito perto de lojas, mas sobre esse tema falamos mais a frente. Vai-se a pé perfeitamente se a distancia for razoavel, e se não tiver muito sol ou calor.
O Segundo meio de transporte é o Taxi! Da bela cor que se pode ver na foto este meio de transporte pode ser bastante eficaz e como se quer, barato. Não se espantem se o motorista parar a meio do caminho para dar boleia a um amigo (a nossa custa) se não ocuparem o veiculo todo. E não se espantem com as quantidades de quinadas que vão cer na chapa dos mesmos. Porque assim que eles arracarem vão perceber porque. As estradas( e sim eles tem estradas) estão bem sinalizadas, mas acho que é só para eles saberem o que desrespeitar. Porque, Stop, faixas ou até ir algumas centenas de metros em contra-mão é o pão nosso de cada dia.



Existe ainda um outro meio de transporte, mas este é só digno dos locais. Espantem-se meus queridos, eles não só tem estradas como veiculos motorizados, entre eles o que mais se vê é a bela Peugeot 103. Esta bela pedaleira, encontra-se em todo o lado, desde o mais modesto e estremamente quilhado (obrigado por expadires os meu vocabulario Dany) modelo, aos que até levam o seu nivel possivel de Tunning, entre espelhos especiais e vinis (Autocolantes). Mas este é o modelo mais normal.


Ponto 3: O que fazer na Tunisia? (Este vem em partes)

Parte I: Há varias coisas para fazer na Tunisia. A primeira coisa que se pode fazer é simplesmente: Nada! Ficar Deitado na piscina o dia todo é uma optima ideia. Mas tem um contratempo. Chama-se Das 12H as 15H30! O calor é de tal forma abafado e abrasador que só se tem duas hipoteses. Ou tar num sitio fechado com ar-condicionado, ou dentro de agua. Qualquer um deles muito mais agradavel que estar ao sol, porque não é possivel a não ser com um nivel sobre-humano de resistencia. Daí o facto de não ter vindo bronzeado, mas de me ter divertido imenso nas optimas piscinias do hotel. Praias deixam um pouco a desejar. Se querem um concelho, deixem-se ficar por sitios assim.



Parte II: Compras!
Não! Simplesmente não! Meus amiguitos, eu fui com a minha namorada, completamente viciada em compras como 90% das mulheres e ao fim de entrar na primeira loja ela disse-me com ar misto de cansaço e irritação: "Não quero fazer mais compras aqui!" " And the people cheared and rejoiced for there was a God!" Fazer compras na Tunisia é algo que esgota quaquer um. Deixem-me reformular: É sem sombra de duvidas uma experiencia unica!



Não vos vou dizer para não irem as compras porque é divertido na primeira ou segunda loja que entram, mas deixem-me dar-vos uns pequenos conselhos. Não entrem se não quiserem, e guaranto-vos que eles tentam de tudo para nos fazer entrar. Desde barrarem-nos o caminho apontando para loja deles com um sorriso e atirando nacionalidades para o ar a ver se respondemos o que mais ouvi foi "Espanhol)" ou uns poucos "Portugues?" e até " Argelia?". Ao reponder Portugês, ou de Portugal, temos um misto de resposta, que vao dos dois polos do espectro. Desde o desapontado "Ah...Portugal..." com o sorriso que se desvanece como quem diz "não tou com sorte nenhuma porque deves estar tão mal como eu." Até aos braços abertos dizendo animados "Ah.... Figo, Cristiano Ronaldo" e infelizmente "Sporting Lisboa!" (Porquê Sporting? e não Benfica! Nunca vou perceber isso) Mas continuando com os conselhos. Nas medinas ,tudo e mesmo TUDO é regateado! Há regras para regatear com as quais eu não vos vou aborrecer, mas conselhos importantes são, não entrem se não tiverem intenção de comprar e acima de Tudo não perguntem preços se não vão mesmo comprar, ir fazer uma perspectiva se vale a pena ou não é insulto pra eles. Comprem o que puderem na mesma loja por atacado, é mais provavel levarem tudo a bom preço num pacote grande, do que se forem comprar uma coisa um dia, outra no dia seguinte e mais duas no ultimo dia. Tentem fazer um bom negicio, confirmem a qualidade do produto e acima de tudo não se deixem enganar. Uma experiencia engraçada foi ser expulso de um loja. Tentado comprar umas cachimbas, (aquelas coisas de metal e cristal em que os arabes fumam) e um camelo de peluche para a minha sobrinha mais pequena, a minha querida namorada interessou-se por um fio de prata ( evitem as pratas e os ouros, os desenhos sao ocidentais não se encontrando nada de tradicional e é vendido a peso o que torna as coisas bem mais complicadas) desistiu da compra quando o homem lhe pede 34 Dinares (+- €25) por um fio que se encontra em qualquer joalharia em lisboa por €10. Ao desistir da compra o homem não só descutiu connosco porque o estavamos a insultar não querendo negociar com ele, e entre insultos a magica transmutaçao do fio de prata, para ser banhado a ouro branco, expulsou-nos da loja, ficando não só com o fio como proibindo-me de comprar os artigos que eu queria... Coisas engraçadas que acontecem. Por isso meu caros, compras sim mas com moderação.